Por que devo fazer um planejamento anual para minha empresa?

Embora não seja novidade que toda a empresa deveria ter um planejamento estratégico, a principal causa de mortalidade dos empreendimentos de até 2 anos é pela falta desta ferramenta. A falta de visão estratégica de qualquer empreendimento deixa-o vulnerável. Abaixo coloco as principais vulnerabilidades de uma empresa, independentemente do tamanho, que não investe em um planejamento anual.



MUDANÇAS MACROAMBIENTAIS

Estas são as mudanças que chamamos de OPORTUNIDADES e AMEAÇAS dentro de um estudo de matriz SWOT. Elas podem tanto beneficiar como acabar com empreendimentos rapidamente, pois são incontroláveis pelo empresário. Estar atento a elas, saber quais podem ou não impactar o negócio e estar preparado para aproveita-las ou escapar delas é fundamental.


MUDANÇAS NO SEGMENTO

Embora estas mudanças também configurem o macroambiente, é importante ressaltar neste ponto as mudanças específicas e técnicas do segmento de mercado de atuação e dos segmentos potencialmente concorrentes. Muitas vezes empreendedores "dormem no ponto" quando ocorre um movimento do segmento para acompanhar ou aproveitar uma tendência que beneficia especificamente aquele tipo de negócio.


MUDANÇAS TECNOLÓGICAS

Negligenciar o potencial da digitalização e da virtualização de negócios é um erro muito grande e cometido por empresas de todos os portes, inclusive as maiores. O pensamento de que "time que está ganhando não se mexe" pode ter seus problemas. Aproveitar a facilidade e baixo custo de investir em negócios via internet (seja a comunicação, a venda, a plataforma ou até mesmo um negócio 100% virtual) é uma medida de um gestor inteligente e que pensa no futuro.


MUDANÇAS PESSOAIS

Nos últimos anos, diante de um crescimento enorme das MEIs (microempreendedor individual), muitas pessoas trocaram - ou foram obrigadas a trocar - a vida profissional de CLT para abrirem o próprio negócio. Neste novo formato há muitos benefícios, entretanto a vulnerabilidade de uma mudança pessoal abrupta impacte negativamente o negócio é muito alta.

COMO SOLUCIONAR ESTES PROBLEMAS?

Para todos os problemas citados acima e para os demais que possam impactar as empresas, um planejamento estratégico é fundamental. O planejamento que antecede cenários, ameaças e soluções é muito mais efetivo do que aquele contratado para solucionar os problemas quando surgem. Ele fortalece a empresa e o empreendedor, empoderando-o de seu processo e de sua estrutura enquanto um fornecedor de bens ou serviços que sabe o que faz, como faz, por que faz e onde quer chegar.

Existe uma certeza para as empresas: os problemas sempre irão acontecer. A escolha do empreendedor é de estar preparado ou não para resolve-los quando ocorrerem.





Posts Em Destaque
Posts Recentes