Por que meu produto/serviço não vende?

Muitos de nós já devem ter ouvido aquela expressão "produto bom se vende sozinho". Infelizmente, não é desta forma que acontece na maioria dos casos. Um excelente produto pode ter vários problemas para ser vendido. Abaixo cito algumas das principais causas.

PÚBLICO-ALVO INADEQUADO

Para quem você está vendendo este produto ou serviço?

Quando um produto ou serviço é produzido ou idealizado para um determinado público sem uma pesquisa prévia, é provável que a venda esbarre em dois problemas:

1 - há mais pessoas interessadas neste produto que não estão contempladas neste público, fazendo com que não se sintam impactadas pela comunicação que não é direcionada a elas;

2 - o público idealizado não tem tanto interesse como se esperava neste produto ou serviço, não aderindo à compra.

CANAL DE VENDAS ERRADO

De que forma o consumidor acessa e compra seu produto ou serviço?

O canal de vendas deve ser pensado para o público-alvo em questão. Estude seu público e entenda como ele se comporta e como ele prefere consumir. Não fará sentido, por exemplo, gastar montando uma estrutura física se seu público prefere comprar via e-commerce.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DESALINHADA

Quais os canais de comunicação e qual sua estratégia para mantê-los atualizados e alinhados?

Sucessor do problema de público-alvo inadequado, a comunicação desalinhada ou não direcionada ao público certo para gerar graves problemas de vendas, afinal quem deveria estar sendo impactado pelo comunicação do seu produto está sequer sabendo que ele existe.

POUCO FOCO EM DIFERENCIAIS

Os principais diferenciais do seu produto ou serviço estão claros e comunicados ao cliente?

Ao lançar um produto ou serviço é necessário ter clareza dos principais diferenciais e atributos deste item, pois estas informações serão necessárias para informar o consumidor o porquê ele deve adquirir o seu produto ou serviço naquele exato momento.

Um erro comum quando ocorre o lançamento de um produto muito inovador, por exemplo, é dos gestores acreditarem que não são necessárias muitas explicações acerca dos diferenciais, afinal o produto é "diferente de tudo o que o consumidor já viu". O correto a se fazer é explicar ao consumidor o que é, como funciona, por que deve ser comprado e qual diferença fará na vida daquela pessoa.

DISCURSO DE VENDAS POBRE

Quais foram as informações e treinamento que você deu aos seus agentes de vendas?

Ao lançar um produto ou serviço novo, é necessário treinar as equipes, gerentes, agentes e representantes de venda para que estes estejam alinhados quanto ao público, diferenciais, argumentos de venda e demais importantes informações sobre este produto ou serviço. As empresas que não investem em um treinamento adequado, acabam tendo problemas no momento de conversão da venda.

COMO RESOLVER ESTES PROBLEMAS?

Mesmo que um, nenhum ou todos dos problemas citados se enquadrem em sua situação, é recomendado que seja feito uma verificação da situação atual da sua empresa, para compreender profundamente a causa e a extensão das consequências. Embora o lançamento de um produto que não está vendendo e a redução de vendas de um produto que já existe podem ter causas muito similares, estas também podem ser muito diferentes.

O aprendizado para todos os casos é não investir dinheiro em um produto ou serviço sem antes fazer um planejamento completo e capacitação dos profissionais envolvidos. Desta forma tornam-se mais remotas as chances de erro e, mesmo que elas ocorram, haverá como revisitar este plano para fazer os ajustes necessários e seguir adiante.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square