Como funciona uma consultoria empresarial?

Embora as consultorias empresariais sejam responsáveis por inúmeros casos de sucesso dentro das organizações, existem muitas dúvidas quanto ao seu funcionamento e eficácia. Abaixo cito os passos básicos que uma consultoria segue, descrevendo brevemente sua execução e como chamo estas etapas em meu processo de planejamento.

1 - DIAGNÓSTICO

O primeiro passo para iniciar qualquer trabalho de consultoria é compreender profundamente a situação atual da empresa, independentemente de seu tamanho. Chamo esta primeira etapa de "refletir", pois é o momento da empresa se olhar no espelho e ver suas forças e fraquezas de forma pontual e objetiva.

2 - PLANEJAMENTO

Após apontar os pontos fortes e fracos da empresa, chega o momento de planejar como espera-se que ela seja refletida no futuro, através de uma metodologia que exalte os pontos fortes e minimize os fracos, buscando oportunidades no mercado. Esta segunda etapa chamo de "projetar", na qual visualiza-se como se espera que a empresa seja a partir da realização das ações. Muitas consultorias realizam o trabalho com as empresas até este ponto, entregando o planejamento completo nas mãos do gestor/dono.

3 - PLANO DE AÇÕES

Em geral, para as consultorias que vão além do planejamento, este é o terceiro passo: definir quais serão as ações que serão tomadas para se atingir o projetado no planejamento. A partir da experiência com médios e pequenos clientes, observei que é importante ainda um novo passo antes deste, a etapa de "treinar". Treinando os pontos principais de execução de ações dentro da empresa, é possível passar para a etapa seguinte, "agir", referente ao plano de ações.

4 - CONTROLE

A maior parte das consultorias não trabalha até este passo, pois acaba estabelecendo uma relação um pouco mais operacional com o cliente. No caso de pequenas e médias empresas, é necessário que haja alguém totalmente alinhado com o planejamento e com uma visão de fora verificando periodicamente se os indicadores estão corretos e alinhados com o que foi projetado.

Divido este passo em duas etapas: "medir" e "potencializar". Ao medir, observa-se o comportamento das métricas e se elas refletem o esperado. Ao potencializar, analisa-se o que está funcionando melhor e coloca-se foco e investimento neste indicador, aumentando a relação custo-benefício das ações.

COMO REALIZAR UMA BOA CONSULTORIA?

Para que a consultoria de sua empresa seja um sucesso é necessário que o gestor ou dono esteja muito engajado com o processo, fornecendo informações relevantes e disposto a mudar pontos estratégicos de sua organização. Além disto, é crucial que o consultor seja uma pessoa da confiança do gestor, possuindo uma metodologia fundamentada para a realização do projeto.

Para mais informações sobre consultoria, contate-me pelo email vi_schefer@hotmail.com ou celular (51) 99641 2916.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square