O que são norteadores estratégicos?

Norteadores estratégicos são definições particulares e únicas de cada empresa que apontam para a direção que ela almeja seguir. Muitas empresas possuem norteadores estratégicos, porém são poucas as que difundem esta informação para seus clientes e colaboradores e, menor a porcentagem ainda das que implementam este direcionamento em suas ações de marketing, comunicação e vendas. Este direcionamento é dado através de 3 pilares, os quais explico abaixo.


MISSÃO

Qual o propósito de existência da sua empresa?


A missão atribui o porquê, o propósito de existência da sua empresa. Para construí-lo de forma genuína e única é preciso retirar qualquer estímulo monetário e se concentrar em outros fatores que movem sua empresa e seus colaboradores. Atualmente, existe uma tendência muito forte do público consumir mais de uma empresa que possui uma missão bastante clara e difundida, pois isto gera identificação e empatia com o público. Em especial as empresas do setor 2.5.


VISÃO

Onde a sua empresa quer chegar?


Assim como a missão, é ideal que sejam retirados os aspectos monetários e de lucros deste norteador, traçando-o de forma mais envolvente para o colaborador e clientes, contudo, necessariamente, de forma realista. As empresas que possuem uma visão muito acima do que esperam podem frustrar equipes pelo não cumprimento dos objetivos, por isso sugere-se que a visão cresça junto com a empresa, diferentemente da missão que, geralmente, se mantém a mesma.


VALORES

Quais são os princípios fundamentais da sua empresa?


Muitas empresas possuem valores muito similares, por isso diferenciar-se no momento de listar e comunicar este norteador já consiste em um diferencial. As empresas que cumprem com seus valores na entrega do bem ou serviço, no preço aplicado, na forma de comunicação, ganham muita credibilidade com seu público, pois, assim como as pessoas, as empresas também deve cumprir com seus valores.


COMO CRIAR MEUS NORTEADORES?

Muitos empresários definem os norteadores de suas empresas sozinhos, o que contribui no caso de uma empresa que carrega a essência de seu proprietário. Contudo é altamente recomendado que estes passem por uma revisão de um profissional de marketing, pois além de auxiliar a torná-los mais interessantes na visão do cliente, este consultor introduzirá estas premissas nas ações de marketing e comunicação da empresa, alinhando e engajando seus colaboradores e clientes.


Vitória Schefer

Consultora de Negócios

vitoriaschefer.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square