O que é uma Matriz SWOT?

Muito popularizada entre empreendedores e estudiosos, a Matriz SWOT se consagrou como uma das ferramentas de planejamento de marketing mais eficientes para uma visualização rápida e objetiva sobre uma empresa. Na Matriz SWOT são observados 4 aspectos da empresa: Forças (S), Fraquezas (W), Oportunidades (O) e Ameaças (T).

Estes 4 âmbitos são divididos entre ambiente interno e ambiente externo. No que diz respeito a parte interna da empresa, o microambiente, coloca-se as forças e as fraquezas da organização. Já o que tange o mercado, as tendências e a concorrência, ou seja, o macroambiente, são categorizadas entre oportunidades e ameaças. Abaixo explico cada um dos aspectos e seus possíveis cruzamentos para análise.


FORÇAS

Quais são as maiores virtudes da sua empresa?


As forças ou fortalezas de uma organização são citadas a partir de uma percepção honesta e realista acerca de tudo aquilo que a empresa sabe fazer muito bem e que a destaca na percepção do consumidor. No caso de um restaurante, por exemplo, pode-se citar o atendimento, o ambiente, o sabor ou o cardápio como forças.


FRAQUEZAS

Quais são as principais melhorias que sua empresa precisa fazer?


Aprimoramentos em empresas, produtos e serviços são constantes, porem é importante ter em mente que sempre haverão prioridades, isto é, alguns pontos fracos merecem mais atenção e devem ser estes os listados na matriz. No caso de uma petshop, por exemplo, o horário de funcionamento, os produtos à venda ou o processo de recepção e entrega dos animais podem ser pontos a serem melhorados.


OPORTUNIDADES

Quais tendências de mercado beneficiariam o seu negócio?


O mercado é muito volátil, por isso é crucial que o gestor esteja sempre buscando por oportunidades de mercado para aproveitar e crescer seu negócio. No caso de um consultório de nutrição, por exemplo, pode-se citar a alta procura por profissionais na área de saúde e nutrição, a tendência mundial de cuidado com o corpo, softwares que otimizam o contato do nutricionista com o paciente.


AMEAÇAS

Quais tendências de mercado poderiam prejudicar seu negócio?


Bem como é preciso estar observando as mudanças de mercado para encontrar oportunidades, é necessário também olhar para as ameaças que novos cenários podem trazer. No caso do Brasil, por exemplo, quando a crise estourou pouquíssimos empresários estavam preparados e visualizando esta condição de mercado e, não por acaso, conseguiram blindar suas empresas de grande parte dos efeitos negativos do cenário econômico.

COMO REALIZAR A MATRIZ SWOT DA MINHA EMPRESA?

Para que todo o planejamento seja realizado de forma coerente é necessário realizar todos os passos do planejamento estratégico, inciando pelo diagnóstico organizacional. Por este motivo, é recomendado que um profissional experiente na área realize este estudo, pois ele trará novas visões de mercado e de negócio, agregando muito à empresa. Além disto, os cruzamentos precisam ser realistas, trazendo o máximo de informações relevantes a partir de fontes concretas, antevendo problemas ou oportunidades antes que elas ocorram.

Vitória Schefer

Consultora de Negócios

vitoriaschefer.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square