Como analisar uma Matriz SWOT?

Agora que já foram citados e explicados os âmbitos da Matriz SWOT, é preciso entender como é feita a análise da mesma. A matriz é aplicada conforme a figura abaixo. Para realizar a análise da mesma é preciso fazer todos os cruzamentos possíveis, buscando caminhos para realizar um bom planejamento de marketing estratégico. Dentre vários possíveis, cito algumas sugestões abaixo.

Ameaças X Fraquezas (o pior cenário possível): Como as ameaças do ambiente externo podem impactar minha empresa através das minhas fraquezas?


Oportunidades X Fraquezas (o cenário da empresa obsoleta): Como minhas fraquezas podem fazer com que eu não consiga aproveitar uma oportunidade de mercado?


Ameaças X Forças (a empresa preparada): Como meus pontos fortes podem blindar minha empresa das ameaças do ambiente externo?


Oportunidades X Forças (a empresa que cresce): Como, através das forças da minha empresa, eu aproveitarei as oportunidades de mercado para crescer?

COMO REALIZAR A ANÁLISE DA MATRIZ SWOT DE MINHA EMPRESA?

É importante que o gestor tenha conhecimento de como a Matriz é construída, pois no momento de receber do consultor estes resultados ele poderá se certificar sobre seus pensamentos acerca do futuro da empresa. É sempre recomendado que um profissional experiente na área realize esta análise, pois ele trará pontos de vista e questionamentos bastante diferentes do que o gestor está acostumado, encontrando também novas respostas.


Vitória Schefer

Consultora de Negócios

vitoriaschefer.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square