Como vender mais pelas Redes Sociais?

O fenômeno das Redes Sociais já se tornou cotidiano na vida da maior parte das pessoas no planeta. Estamos conectados o tempo todo através de diversos gadgets e é admirável a forma com que eles se tornaram a forma mais fácil, rápida, barata e eficiente de se atingir potenciais clientes. Hoje, através do Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn é possível segmentar especificamente um tipo de público e alcançá-lo em qualquer lugar do mundo.

As Redes Sociais não auxiliam apenas aquelas empresas que já possuem um produto ou posicionamento digital, como iFood, Uber, Air B&B e dentre outras que operam apenas via internet. Empresas de todos os tamanhos se beneficiam desta ferramenta para diversos fins, desde conhecimento de marca, até instigar o consumidor a ir à uma loja física adquirir um produto. A seguir cito alguns passos para melhorar suas vendas através das Redes Sociais.


ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

A Rede Social da sua empresa reflete a sua estratégia?

Através de um bom planejamento é possível que a comunicação via Redes Sociais seja alinhada e esteja de acordo com os objetivos da sua empresa. Para verificar isto, é necessário checar as publicações, interação com o público e resultados com os norteadores estratégicos da corporação.

CONTEÚDO RELEVANTE

O conteúdo publicado é de interesse do seu público?

Diferentemente das redes sociais pessoais, as empresas precisam avaliar o conteúdo por trás de cada postagem, compreendendo se é de interesse do seu público e se ele está sendo entregue de uma forma interessante. Para criar este tipo de conteúdo pode-se aplicar a metodologia 5W2H.

IMAGENS INTERESSANTES E COESAS

Suas publicações têm uma identidade visual?


Nos principais estudos sobre engajamento em Redes Sociais, constata-se que a primeira coisa a ser observada e que incita o interesse do usuário é a imagem da publicação, por isso é importante que ela seja bonita, interessante e que tenha um alinhamento visual com as demais. O Facebook sugere que as imagens tenham menos de 20% de texto, deixando o restante da informação para a legenda.

PROXIMIDADE COM O PÚBLICO

Sua empresa é carismática em suas Redes Sociais?


É fundamental que toda a empresa se preocupe em estar próxima de seus consumidores através destas redes, por isso a profissão de Social Media é tão valorizada atualmente. Ao responder um comentário, uma mensagem, uma recomendação e, principalmente, ao auxiliar ou resolver algum problema, a empresa ganha notoriedade do consumidor, pois ela mostra que valoriza o contato e que está disponível. Não é recomendado que os donos ou gestores fiquem responsáveis por cuidar desta ferramenta, pois, em geral, deixam-a como última prioridade dentre seus afazeres.


INVESTIMENTO E IMPULSIONAMENTO

Quanto de seu orçamento é destinado mensalmente para isto?


Conforme comentado acima, através das Redes Sociais é possível ter um alcance muito grande, altamente segmentado, de forma rápida, barata e eficiente. É tão bom quanto parece, contudo é necessário investimento. A entrega orgânica (sem ser paga) é muita baixa para conteúdos empresariais, por isso é preciso pagar para aparecer. O investimento dependerá do alinhamento estratégico e norteadores da empresa, contudo não é necessário um alto investimento para trazer bons resultados.


ANÁLISE DE RESULTADOS

Você avalia os resultados obtidos em suas postagens?


Tão importante quanto postar conteúdos alinhados, imagens coerentes e procurar proximidade com o público, é analisar os resultados posteriores à ação. Estes números darão embasamento às próximas publicações, entendendo quem é seu público, como ele interage, do que ele gosta e dentre outras informações muito valiosas para o refinamento deste tipo de comunicação.


COMO REALIZAR TODO ESTE PROCESSO CORRETAMENTE?

Infelizmente, existe pouca bibliografia sobre o assunto, afinal as atualizações ocorrem constantemente, deixando qualquer livro obsoleto em pouco tempo. Entretanto existem muitos cursos e palestras que auxiliam profissionais a executarem o processo de forma que traga resultado. Conforme comentado anteriormente, não é recomendado que o dono ou gestor da empresa fique responsável por isto, por isso existem inúmeras formas de fazer este gerenciamento de forma terceirizada, porém sugere-se que este empresário tenha ao menos compreendimento das etapas e das métricas para que possa observar caso os números não estejam dentro do esperado.


Vitória Schefer

Consultora de Negócios

vitoriaschefer.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square