O que é diagnóstico organizacional?


O diagnóstico organizacional é um estudo da empresa em sua situação atual, que busca compreender profundamente seus desafios internos e externos, suas maiores fortalezas e o andamento de seu segmento de atuação (micro e macroambiente). Esta é a primeira etapa de um planejamento estratégico adequado, pois seus resultados auxiliarão o gestor a enxergar como a empresa está no momento, como uma fotografia da situação atual da organização.

Assim, o planejamento estratégico, aquele que constrói a situação esperada da empresa, pode ser concretizado, buscando minimizar os pontos fracos da organização e potencializar os fortes. Embora o diagnóstico seja uma etapa muitas vezes negligenciada no processo de planejamento de projetos ou de empresas, é apenas com ele que qualquer tomada de decisão estratégica de uma empresa pode ser fundamentada com base na realidade, por este motivo é um passo tão importante para qualquer organização.

Para realizar um diagnóstico existem diversas metodologias diferentes, adaptando para a realidade e necessidade de cada empresa. De uma forma geral, é possível dizer que o diagnóstico passa, necessariamente, pelas fases explicadas abaixo.



PESQUISA PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA

Para compreender profundamente a situação atual da empresa, é necessário fazer dois tipos de pesquisa iniciais: a primária e a secundária. A primária é uma pesquisa empírica que busca entender como os colaboradores percebem a empresa, qual seu nível de engajamento com os objetivos da organização, sua produtividade e o clima organizacional que estas premissas constroem.

Já a pesquisa secundária é feita a partir de dados disponíveis sobre a empresa, seja em arquivos internos ou em seus pontos de contato externo. Com esta pesquisa é possível identificar como seu público a percebe, o que esperada dela e também como seus concorrentes se comportam no mesmo segmento de atuação.


ANÁLISE MIX DE MARKETING

Questionar a efetividade do mix de marketing é uma tarefa bastante complexa, contudo muito importante, pois muitos erros de posicionamento podem ser cometidos durante esta construção. O mix de marketing de produtos é, geralmente, composto pelos 4Ps, diferentemente do mix de marketing de serviços que, em geral, compõe-se pelos 8Ps.


ANÁLISE DO MERCADO

Identificar oportunidades e ameaças no mercado que estão impactando a empresa na situação atual é esclarecedor na maior parte das vezes. Muitos gestores, por questões inerentes a sua posição, ficam com o olhar um pouco fechado e focado na resolução de problemas rotineiros e acabam não vendo oportunidades ou problemas chegando em seu segmento de atuação.


QUAL A DIFERENÇA DO PROCESSO DE DIAGNÓSTICO E DO PLANEJAMENTO?

Embora o planejamento também passe pelo mix de marketing, análise de concorrência e mercado, o diagnóstico visa entender como está a empresa hoje, sem nenhuma mudança em sua estratégia. Já o planejamento cria cenários desejados e objetivos para estes âmbitos, ou seja, ele projeta o que e como a empresa quer ser. Desta forma, o diagnóstico, além de fundamentar o planejamento, ainda serve como comparativo de onde a empresa estava, onde ela está e onde ela quer chegar.


COMO REALIZAR UM DIAGNÓSTICO EM MINHA EMPRESA?

O termo diagnóstico vem do processo de consulta, como é feito com médicos. Por este motivo, assim como é recomendado que se vá até um médico para saber qual a doença e seu tratamento, o diagnóstico organizacional deve ser realizado por profissionais experientes na área de planejamento estratégico.


Caso tenha interesse em uma proposta ou outras dúvidas, entre em contato pelo email vi_schefer@hotmail.com.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square